Marketing Digital e o seu valor de ouro

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O valor de ouro do marketing digital

Marketing Digital na história do Marketing.

O Marketing nasceu no século XX. É difícil saber exatamente quando e como ele surgiu, já que é comum o ato de fazer propaganda de algo que temos e desejamos passar a outro. O objetivo do marketing é criar relacionamentos para atrair negócios e credibilidade. Mas o que fazer quando o praticamente o público inteiro troca de mídia?

O mundo evoluiu e migrou para o meio digital, e o marketing teve que fazer o mesmo para acompanhar a massa que aprendeu a viver em um novo mundo, onde possuímos duas identidades, a vida real e a online. O que não da pra negar é que o meio digital trouxe ao marketing várias vantagens. Ele proporciona métricas claras que ajudam, a saber, se você está aplicando o seu marketing de forma efetiva ou não. Isso é ótimo para que você calcule se o retorno de sua campanha tem sido positivo ou não. Este retorno sobre o investimento é chamado de ROI, e ele facilita o trabalho de marketing nos dias de hoje.

A migração para o mundo digital fez com que o marketing fosse repensado. As novas mídias nos dão mais oportunidades para uma propaganda mais efetiva. Podemos tirar vantagem, por exemplo, de talvez o mais importante dos 4P’s, o P de praça. Com a internet temos um alcance global onde podemos determinar exatamente pra quem de qual região nossa propaganda irá aparecer. Dessa forma gastamos dinheiro apresentando nosso produto ou idéia somente para as pessoas que queremos atingir sem nem ao menos precisarmos estar na mesma região que elas.

Outra ótima atitude no marketing digital é a de criar interações da marca ou produto com o público. Isso faz com que o consumidor se sinta importante por estar visível para a marca. Dessa forma o público constrói uma confiança maior por saber que ele tem voz para aquelas pessoas ao invés de ser só mais um cliente. O público também acaba gerando informações para a marca através de suas interações e o fato de podermos mensurar isso pode abrir um grande leque de oportunidades para ajudar a definir um target ou público alvo.

A internet faz com que as informações circulem com uma velocidade extraordinária, as coisas fluem muito mais hoje em dia do que anos atrás, a rede está acessível para todos e isso impacta de uma forma muito forte. O marketing digital permite a adaptação. Caso algo mude de uma hora pra outra você também pode mudar o seu anúncio, isso não era possível anos atrás quando as propagandas eram veiculadas em mídias físicas, como um jornal por exemplo.

As ferramentas do marketing digital vêm crescendo cada vez mais, algumas já são conhecidas e outras ainda estão se consolidando, mas uma coisa é clara, elas têm facilitado cada vez mais a expansão do marketing.  A forma mais utilizada é a SEM (Search Engine Marketing), sua função é a de trazes resultados através de site de buscas como o google por exemplo. O que é muito importante considerando que os sites de busca são a porta principal praticamente todas as pessoas que acessam a internet diariamente.

Dentro do SEM temos duas formas de trabalho, o SEO (Search Engine Optimization) onde a intenção é melhorar o posicionamento do seu site na busca orgânica do Google. Esta ação é feita sem um pagamento aos sites de busca. Dependendo de como a marca ou empresa esta abordando seus clientes com palavras chaves, sites responsivos (para serem acessados de qualquer dispositivo), e matérias a colocação do site na busca do Google fica em cima ou embaixo. Ter seu site nas primeiras posições da pesquisa é ótimo, já que o cliente que pesquisou e dessa forma ele tem interesse no assunto.

A segunda forma de trabalho dentro do SEM é a PPC (Pey Per Click), nela as pessoas inserem propagandas que são apresentadas aos clientes na rede, e pagam pelos cliques em seus anúncios. São exatamente os anúncios patrocinados, gerados através do Google Adwords, onde se pode mensurar e filtrar exatamente o público que se deseja atingir. O lado positivo de trabalhar com o Adwords é que você só paga por clientes que entraram em seu site ou loja online, o que já facilita a apresentação de seu produto.

Fora as formas de marketing inseridas no SEM também temos outras ferramentas como a Mídia Display, que são os banners que ficam inseridos em portais. O email marketing, onde a vantagem é o interesse do cliente de receber novidades e ofertas de um produto ou marketing. E o Native Adversiting, que se trata de criar conteúdo de listas para inserir em outros sites já que as pessoas estão cada vez mais centradas e terminam por falta de tempo ou cansaço a não pesquisar conteúdos em diversos sites. O poder do marketing Digital é imenso e são inúmeras as suas ferramentas. A evolução do marketing resulta em uma propaganda mais eficiente e que arrecada menos custos do que anos atrás, hoje em dia só não acerta na propaganda quem não quer.