3 estratégias para impulsionar suas vendas de Páscoa

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Ela está entre as datas mais importantes para o comércio. Se seguirmos a ordem do calendário, ela vem antes do Dia das Mães e do Natal. Claro que ela não é mais importante do que essas outras duas, mas é uma data adorada por muita gente.

Na Páscoa, não só quem tem título de pai, mãe ou criança que ganha presente, além disso, é muito mais fácil para quem quer agradar o chefe, pagar um favor ao colega de trabalho, presentear um amigo, familiar ou conquistar o paquera.

A data é democrática, pois agrada a – quase – todos e não é preciso fazer grandes investimentos nos presentes.

Apesar disso, não podemos esquecer que o Brasil está passando por um momento de recessão e crise, os especialistas já alertaram que para este ano a previsão é de que as vendas caiam. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a redução deve chegar a 7,1%.

Agora, mais do que nunca, precisamos ser criativos para garantir o sucesso nas vendas de Páscoa.

Com objetivo de deixar o produto mais acessível, não repassar os custos da inflação aos clientes e garantir as vendas, alguns fabricantes decidiram mudar a estratégia de produção para este ano. Estão oferecendo uma maior variedade de ovos de chocolate, mas em tamanhos menores. Dessa forma, eles também aumentam a produtividade e diminuem os custos extras.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca, os fabricantes “procuraram fazer mais com menos”.

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Mas e você, o que você pode fazer para atrair clientes e garantir as vendas de chocolate para esta Páscoa?

Além de outras ações internas, ofertas e promoções na loja, a melhor forma de atrair e convencer o cliente ainda é a comunicação.

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas exclusivas e assertivas para o sucesso das suas vendas. Quer conferir? Acompanhe abaixo!

Seu cliente não vai comprar só chocolates

O processo de compra de um produto envolve diversos fatores. Um deles, talvez o principal, é a experiência que a compra ou o produto vão oferecer ao cliente.

Além de ser delicioso, o chocolate está relacionado a diversas questões na vida do comprador. Ele pode ser um apaixonado por chocolate, pode estar presenteando alguém que ama o doce ou pode presentear alguém que nem se importe tanto com o ovo de chocolate, mas que ainda acredite na fantasia dos coelhos de Páscoa. Como acontece com muitas crianças.

Pensando nisso, o que você pode oferecer para o seu cliente além de um chocolate muito saboroso?

Você pode criar uma fantasia que envolva aquela experiência. Isso pode ser feito com embalagens lúdicas, com tags ou rótulos personalizados e originais.

Dica: produza adesivos em formato de pegada e ofereça como brinde aos clientes que vão comprar ovos de Páscoa para a criançada. Além de oferecer um bom atendimento, certamente, ele fará uma propaganda gratuita da sua empresa para familiares e amigos.

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Para vender mais na Páscoa, crie um ambiente temático e atrativo para o cliente

Prepare um ambiente temático e convidativo

Sempre que uma data comemorativa importante para o comércio está próxima, as empresas devem – isso mesmo, devem – investir na temática da comemoração. Digo isso porque, quando o cliente chega no estabelecimento e é acolhido por toda a decoração, automaticamente, ele assimila que a data está chegando. E isso é importante, principalmente, quando ele não lembra do período ou não está no local para comprar um produto relacionado à comemoração.

Além disso, trabalhar a temática de uma data comemorativa estimula a compra do cliente, seja por ele mesmo, ou por incentivos das crianças que o acompanham, da família, esposa e etc.

Outro fator que contribui indiretamente é a percepção que o cliente terá do cuidado que a sua empresa teve em decorar o ambiente para recebê-lo.

No caso da decoração para a Páscoa, é claro que não podem faltar os coelhinhos, ovos e adesivos com pegadas de coelho.

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Prepare um ambiente temático e convidativo para a Páscoa

Você pode ser ainda mais criativo e investir em imagens ilustrativas por meio de banners, pôsteres e cartazes. Nesse caso, busque imagens criativas de coelhos, mensagens ou aproveite para inserir uma oferta ou promoção.

Dica: decorar é fácil e não precisa ser custoso. Use a criatividade. Espalhe paper toys em formato de coelho nos balcões e vitrines do ambiente e invista em móbiles com imagens de coelhinhos e formatos especiais. Além disso, as testeiras podem ser usadas para passar mensagens de “Feliz Páscoa” quando o cliente estiver fechando a compra no caixa.

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Invista na decoração da sua empresa e garanta as vendas de Páscoa

Para vender, basta divulgar

Depois personalizar os produtos e preparar todo ambiente para receber os clientes é chegada a hora de divulgar e atrair a atenção do público para o seu negócio.

Nesse ponto a dificuldade está em desenvolver uma comunicação atrativa e dispor os produtos de forma que fiquem em destaque.

Ser criativo é uma das formas mais efetivas para atrair a atenção do consumidor. Mas é claro, tudo deve ser ponderado e pensado no seu público e na sua marca. Os objetivos devem estar bem alinhados com esses pilares, pois uma comunicação que não está direcionada ao público desejado pode colocar tudo a perder.

Os materiais impressos são versáteis e podem ser utilizados em diferentes pontos. Podem ser distribuídos, entregues em empresas parceiras, enviadas como mala direta – se o cliente autorizar previamente – ou podem ser deixadas no próprio estabelecimento.

O catálogo, por exemplo, é um impresso que pode ser facilmente distribuído ou deixado à mostra para os clientes que visitarem o estabelecimento. Nele é possível destacar os lançamentos, produtos em promoção ou os mais vendidos.

Na hora de produzir esse impresso o ideal é favorecer a visualização do produto. Ainda mais que estamos falando de chocolate. Instigar os desejos e sentidos do cliente é uma das maneiras mais eficazes para motivar a compra por impulso.

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Quem não fica com água na boca ao ver chocolates?

Quem não fica com água na boca ao ver a imagem de uma barra de chocolate?

Por isso, dê destaque para os detalhes, invista em grandes imagens que explorem as características do produto. Outro fator importante é reservar um espaço para descrever o produto, seus principais – e mais desejados – ingredientes, preço, peso e informações que achar pertinente.

Para comunicações mais simples e objetivas, flyers, folhetos e folders são ótimos aliados. Como esses materiais, geralmente, são usados para distribuição externa as principais informações da empresa não podem estar incompletas ou erradas. É por meio dele que muitos clientes encontrarão a sua empresa.

Dica: ofereça um desconto ou um brinde para o cliente que comparecer ao seu estabelecimento com um flyer, folder ou folheto da sua empresa. Essa é uma boa maneira de mensurar os resultados da sua divulgação.

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